Você é o resultado das suas ações!

Por Denise de Moura (foto: Denise com o professor americano de psicologia e economia comportamental Dan Ariely) - 23/12/2013

Chegamos ao final do ano!

Geralmente nesta época fazemos um balanço de tudo o que aconteceu e que nos trouxe alegrias, aprendizados, reflexões. A partir daí montamos um plano para o próximo ano.

Entretanto, já reparou que alguns objetivos são sempre escritos, mas não saem do papel?

Emagrecer, parar de fumar, trocar de emprego, aprender um idioma, escrever um livro e assim por diante?

Em muitos momentos, sabemos exatamente o que é preciso fazer para concretizar alguns dos nossos objetivos ou obter resultados diferentes dos atuais, mas não o fazemos por inúmeras razões: medo de errar, de correr riscos, de ter decepções, receio de sair da zona de conforto.

Reclamamos muito da rotina, mas quando temos a oportunidade de sair dela, damos um passo para trás. E isso acontece por um motivo muito simples: não é fácil entrar em ação. Conheço especialistas em planejamento, mas que não conseguem sair do lugar.

Além disso, alguns resultados demoram muito para aparecer e as pessoas acabam desanimando ou desistindo antes de terminar o que começaram.

Thomas Edison dizia: “muitos dos fracassos da vida são de pessoas que não perceberam o quão perto elas estavam do sucesso quando desistiram”.

A dica que dou para o início de 2014 é entrar em ação. Planeje as ações de médio e longo prazo, mas comece a agir naquilo que já deveria ter sido feito há muito tempo.

Não espere até o Carnaval!

Se a sua meta é aprender ou aprimorar um idioma, procure um curso on line, presencial ou até mesmo no exterior que mais se adeque às suas condições, faça a inscrição e comece a frequentar as aulas. Se emagrecer é o seu foco, consulte um médico e siga, com disciplina, as orientações que ele passar. Se você precisa resolver um problema de relacionamento no trabalho não espere que a outra pessoa venha falar com você. Tome a iniciativa e proponha uma conversa franca e aberta com o seu colega.

Com o passar do tempo você perceberá que pequenas ações acabam gerando grandes resultados. Você não precisa esperar o “momento certo”, que talvez nunca chegue, para entrar em ação.

E se no começo, os primeiros resultados demorarem a aparecer, não desanime. Reveja suas metas, os prazos e objetivos iniciais e verifique a sua real motivação para o atingimento desse resultado.

Ano passado, nesta mesma época, eu estava indo morar em Londres por um período de 6 meses a fim de aprimorar o inglês e fazer cursos na minha área de atuação.

As primeiras semanas foram bem difíceis. Tive que me acostumar com um sotaque diferente, enfrentar temperaturas de menos 8 graus, estudar e morar com pessoas que até então eram totalmente desconhecidas para mim e ainda me manter motivada.

E esse foi o grande segredo: motivação.

Quando o cansaço batia eu pensava: “daqui a um ano estarei conversando em inglês com mais facilidade e terei novos conhecimentos para disseminar a outras pessoas”.

Hoje, quando olho para trás e vejo tudo o que conquistei – novos amigos, novos conhecimentos, facilidade no idioma, contato com professores e autores internacionais que até então eram apenas ídolos para mim, percebo que é exatamente desta forma que devemos pensar quando entramos em ação: olhar para o que ainda não conquistamos, mas acreditar que aquilo que desejamos está “a caminho”, pois não estamos parados.

Por exemplo, a pessoa que começa a fazer exercícios e muda o seu hábito de alimentação para emagrecer passa por fases de euforia e de angústia. Chega um momento da dieta que os números ou ponteiros da balança não mudam. É nesta fase que não se pode desistir e é fundamental pensar: “daqui a um tempo estarei mais disposta e mais feliz com o meu corpo. É só uma questão de tempo”.

É assustador tomar uma atitude diferente? Claro que sim. É desconfortável fazer algo que não estamos acostumados a fazer? Sim!

Mas os resultados a que novas ações podem nos levar são muito mais gratificantes.

Eu escolhi o aprimoramento pessoal e profissional, entrei em ação e agora posso colher os frutos dessa nova etapa vencida.

E você? Quais são as suas ações para o ano que se inicia?

Um feliz 2014 repleto de ações!