Os três focos que um líder precisa desenvolver e aprimorar

Por Denise de Moura - Foto: wikipedia - 05/12/2013

Em seu mais recente livro chamado FOCO, Daniel Goleman, autor do best seller internacional Inteligência Emocional, descreve três focos de atenção que um líder precisa desenvolver para atingir a excelência:

1) Foco interno – estar atento aos seus pensamentos, sentimentos e impulsos. Ter boa intuição, saber tomar as melhores decisões, ficar calmo para administrar da melhor forma os estresses e manter a atenção nos objetivos que precisa alcançar.

2) Foco em outros (empatia) – entender como a outra pessoa pensa, perceber o que ela está sentindo e verificar o que você pode fazer para ajudá-la. Empatia é a base para qualquer relacionamento.

Segundo o autor, para atingir esses dois primeiros focos, é importante desenvolver a inteligência emocional.

3) Foco externo – ter consciência dos sistemas. Entender quais forças (econômica, novas tecnologias) impactam o seu negócio ou a sua empresa. Para Goleman, só é possível pensar estrategicamente se o líder tiver um grande foco.

Mas como desenvolvê-los efetivamente? O autor sugere algumas dicas:

Para atingir o foco interno, um líder precisará fortalecer o seu músculo mental diariamente, dando atenção plena à sua mente através da monitoração dos seus pensamentos e sentimentos.

Para desenvolver a empatia (foco em outros), o líder necessitará de feedback, visando identificar se realmente sabe ou não “ler” o outro. O melhor é praticar com pessoas que estejam dispostas a dar feedbacks a ele sobre o que estão sentindo ou pensando. Pode ser o marido, a esposa, namorado(a), um coach.

Para alcançar o foco externo, é importante que o líder escolha um mentor que possa orientá-lo sobre as tendências mundiais e sobre a empresa. Alguém que ele admire e que seja capaz de ajudá-lo a se tornar um profissional melhor.

Por outro lado, se um líder pretende desenvolver esses três focos em seus seguidores, precisará dar o exemplo e ser o modelo para eles, ensinando-os a controlar a atenção e a mente, tornando-os mais focados naquilo que realmente precisam e desejam.

A entrevista completa com o psicólogo Daniel Goleman sobre o seu novo livro pode ser acessada no link: http://hbr.org/video/2838341939001/leaders-need-three-kinds-of-focus