Qual o significado do seu trabalho?

17/06/2012

A pesquisadora americana Brené Brown da Universidade de Houston narra uma cena em seu livro A Arte da Imperfeição, que exemplifica como algumas pessoas percebem o seu trabalho:

“Conheci uma mulher, em uma conferência de mídias sociais que era contadora e joalheira. Eu estava feliz por encontrá-la, pois tinha comprado pela Internet um lindo par de brincos feitos por ela. Quando lhe perguntei há quanto tempo era joalheira, ela corou e disse: - Bem que eu gostaria. Sou contadora. Não sou joalheira de verdade.

Eu apontei para as minhas orelhas e disse: - É claro que você é uma joalheira. Ela sorriu e respondeu: - Eu não ganho muito dinheiro com isso. Só faço jóias porque amo.”

Achei esse diálogo bastante intrigante, e o mais interessante é que isso acontece com uma frequência bem maior do que imaginamos.

Muitas pessoas acreditam realmente que se alguma atividade lhe traz satisfação, não pode ou não deve ser trabalho. Colocam de lado o que realmente gostam de fazer e partem para realizar uma atividade que não condiz com sua vontade.

Outras pessoas não dão a verdadeira importância para o seu dom por não acreditarem que podem transformá-lo em uma carreira.

Outras ainda seguem uma profissão que a maioria acredita ser importante ou que dá status, mas acabam se tornando profissionais medianos justamente por não conseguirem colocar toda a sua paixão no trabalho.

Lembre-se: um trabalho significativo não é aquele que paga as contas nem o que dá visibilidade, mas é o que tira do ser humano o que ele tem de melhor. 

Brené Brown cita ainda em seu livro o pensamento do teólogo Howard Thurman que diz: “Não pergunte do que o mundo precisa. Pergunte-se o que faz você despertar para a vida e faça isso. Porque o mundo precisa é de gente que despertou para vida”.

Se pensarmos no número de pessoas insatisfeitas com suas carreiras podemos dizer que, provavelmente, não realizam algo que realmente faça sentido para suas vidas.

Reflita então sobre o seu trabalho atual. O que ele significa para você?

Se for apenas uma forma de pagar as contas, você deve estar bastante estressado e insatisfeito.

Se, por outro lado, representa um trampolim para algo futuro, você está desperdiçando tempo de realizar agora algo em que acredita realmente.

Veja as posturas de pessoas que amam e têm orgulho do que fazem:

- Buscam o seu aperfeiçoamento continuamente;
- São mais resilientes quando os problemas acontecem por acreditarem que estão no caminho certo;
- Colocam paixão em tudo ou quase tudo que fazem;
- Falam com orgulho da sua atividade, sem vergonha ou rodeios;
- São especialistas e conhecem profundamente o que realizam.

O que falta para você? Talvez precise fazer alguns ajustes ou uma mudança radical em sua vida. O mais importante é que encontre felicidade em sua carreira, somente assim conseguirá se tornar um profissional extraordinário, realizando algo significativo.

Um trabalho só tem valor porque são as pessoas que dão poder a ele, com seus dons, seu comprometimento, seu amor, sua vontade.